quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Não há dos dias iguais



Não há dos dias iguais.

Devemos aproveitar a ocasião..

Duas fotos do mesmo local, uma em Janeiro e outra em Agosto.

A foto de Janeiro, leva-nos ao imaginário dos desportos radicais "rafting", de que a juventude tanto admira e gosta.

A de Agosto, conduz-nos à passividade da meia-idade, contemplativos, mais nutridos e sempre acompanhados da bucha…

(Imagens e texto de António Gouvinhas)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Festividades em honra de Nossa Senhora de La Salette 2010






Tal como o previsto realizaram-se mais uma vez este ano as festividades em honra de Nossa Sra. de La Salette.
A festa iniciou-se no Sábado, dia 14 de Agosto pelas 15.00 horas com a abertura do bar do nosso grupo de jovens no qual era reproduzida música ambiente de modo a atrair as pessoas. Mais pela noite tivemos também a actuação, no largo da igreja, do grupo musical “Brisa do Marão” que encheu toda a população de alegria com o seu espectáculo musical sempre acompanhado do nosso bar.
Domingo, dia 15 de Agosto as festividades prosseguiram, e tal como o previsto, pelas 11.00 horas foi celebrada uma Eucaristia na igreja paroquial de Vila Cova, seguida da majestosa procissão em honra de Nossa Sra. de La Salette em direcção ao santuário desta.
É de realçar que esta procissão é uma procissão que todos os anos atrai centenas de peregrinos da nossa região e não só, que professando a sua fé, caminham pelos caminhos da nossa aldeia em direcção ao santuário de Nossa Sra. de La Salette para cumprir as suas promessas e para fazer ouvir as suas preces. Nota-se também que de ano para ano cada vez são menos os peregrinos a participar neste tipo de cerimónias de fé, mas poucos ou muitos não duvido que é pela fé que participam neste tipo de celebrações. Chegada a procissão ao santuário pelas 13.00 horas, foi celebrada uma Eucaristia em honra de Nossa Sra. de La Salette e em honra de todos aqueles que continuam a acreditar nos seus poderes. Pelas 16.00 horas realizou-se a última Eucaristia por todos os emigrantes que estão espalhados pelo mundo, e que neste momento estão de regresso à sua terra natal.
As festividades foram encerradas com um espectáculo de Karaoke no largo da igreja de Vila Cova acompanhado pelo nosso serviço de bar.

Aproveito para agradecer a todos aqueles que tornaram possível a realização destas festividades.

Cumprimentos a todos.

domingo, 8 de agosto de 2010

Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de La Salette.

É já no próximo Domingo que se realiza a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de La Salette.

Senhora de La Salette, sempre presente na nossa paisagem e nas nossas vidas. A quem muitas vezes rogamos, pedimos, prometemos e não poucas decepcionamos.

sábado, 7 de agosto de 2010

Futsal em Vila Cova





Na próxima Sexta-feira, dia 13 de Agosto realizar-se-à um jogo de Futsal (futebol de 5) no poli-desportivo de Vila Cova pelas 19:00 horas.
Todos os interessados em participar neste jogo deverão falar com o Carlos Carvalho, pois ele é o responsável pelo evento. Aqueles que quiserem assistir ao jogo poderão também aparecer no poli-desportivo e apreciar um bom convívio de Futebol.

Cumprimentos.

1ª Grande corrida de carros de rolamentos...em Vila Cova

Aqui fica um pequeno vídeo deste evento:

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A propósito, de água se trata...mas de outra água

A propósito, de água se trata...

As acções , identificam, elevam, reduzem e/ou dignificam , tão só, quem as pratica…

Muito recentemente, em plena hora do dia, com um sol escaldante e ar abrasador, dois manos, um casal, jovens na adolescência, refrescavam-se num poço, não muito profundo com os seus 40m2, de superfície.
Era intenção deste jovens recrearem-se por uns breves minutos, mas como tudo na vida tem sempre um mas.., um se... e um e…
Eis que, este jovens, no pequeno poço se vêem em dificuldade para saírem da água, isto é, já não saiam, pois a profundidade os engolia e lutam pela sobrevivência, pois a água já era por eles ingerida. Porém valeu-lhes um dos operários que exercia a sua actividade profissional nas imediações.
Este, despido de preconceitos e desprezando os seus haveres pessoais e a sua própria vida não hesitou, pensou ou meditou e, ao aperceber-se da situação, imediatamente se atirou ao poço e resgatou os dois jovens.
A ti, jovem valente e destemido, me dirijo, dando-te um abraço, pois praticas-te um acto generoso e humano, devolveste a alegria ao casal e seus pais, ao mesmo tempo que ficaste com a tua consciência tranquila, pelo acto que praticaste.

Amigo, foste um verdadeiro "leão do rio", não pretendo que sejas elevado ou colocado num pedestal, mas que, publicamente, a autarquia te reconheça o feito.

Um abraço.

Anónimo "

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MASCOSELO DIGITAL

Urgências do passado e necessidades do futuro de braços dados em Mascoselo.

Ao mesmo tempo que noticiamos o inicio para breve, da tão ambicionada construção da rede de abastecimento de água potável em Mascoselo, damos conta, que desde meados de Julho, está instalada a rede wireless que de uma forma totalmente gratuita permite a todos os habitantes de Mascoselo o acesso à internet.

A semelhança do que já acontecia em Vila Cova, com a VILA COVA DIGITAL, também agora Mascoselo, através da MASCOSELO DIGITAL, tem acesso livre e gratuito à internet.

Abastecimento de água potável a Mascoselo




A água em Mascoselo, ou melhor dizendo, a falta de água potável, tem sido notícia nos últimos trinta anos. Durante toda a minha infância, juventude e adolescência, ouvi falar na falta de água potável em Mascoselo. Finalmente, já com alguns cabelos brancos, sinais do tempo que passaram por todos nós, posso noticiar que o abastecimento de água potável à população de Mascoselo será uma realidade próxima.

Efectivamente, na qualidade de presidente da Junta de freguesia de Vila Cova, fui informado através de carta remetida pela EMAR, e assinada pelo presidente do conselho de administração, que as obras para a construção da rede de abastecimento de água potável à povoação de Mascoselo tinham sido adjudicadas e se iniciariam nos próximos 30 dias.

É com particular alegria e especial entusiasmo que escrevo sobre este assunto neste nosso blogue.

Sendo, como foi, um dos principais motivos que me levaram a aceitar o desafio de ser candidato à presidência da Junta de Freguesia de Vila Cova, não há tristeza alguma que possa atenuar o entusiasmo deste momento.

Até porque como escreve Ralph Emerson,

“Nenhuma obra grandiosa jamais foi realizada sem entusiasmo

Festas de Vila Cova 2015