quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

De volta ao edifício

De volta ao edifício para nova reflexão. O desejo de elevar bem alto o nome da nossa terra é imenso. A vontade de ver uma ideia inovadora mas simultaneamente enriquecedora, grandiosa mas enquadrada com a paisagem é enorme. Por isso a busca de novas soluções é imposição determinante para o desfecho do projecto.









O piso inferior mantêm-se basicamente igual. A grande transformação operasse no piso superior onde se preserva a ideia de conservar a ruína tal como está, obviamente depois de limpa e recuperada.

Por dentro da ruína é construída uma estrutura em vidro revestida pelo exterior, a uma distância de aproximadamente 30 cm, por chapas de aço Patinável, cortadas em forma de árvore com tronco e ramificação.

O aço Patinável, também conhecido pelas marcas Corten, Cor-Ten, Cosacor ou Niocor é um tipo de aço que na sua composição contem elementos que melhoram as suas propriedades anti-corrosivas. Este tipo de aço é muito utilizado na construção civil apresenta em média 3 vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.

Uma de suas principais características é a camada de óxido de cor avermelhada que se forma quando ocorre a exposição do aço aos agentes corrosivos do ambiente. Aplicável também na fabricação de esculturas e objectos decorativos.

1 comentário:

  1. É com muito gosto que observo, a constante procura que o autor tem nas melhores soluções para um projecto "perfeito". Claro que haverá sempre os que aprovam, os que não aprovam....ou simplesmente os que não têm qualquer opinião... mas que pesa embora, serão sempre do contra. O importante seria que todos participassem, manifestando o seu parecer, para que esta construção podesse ser o resultado de um projecto comum.
    Quanto a mim, gostei do projecto inicial. No entanto, podendo observar este segundo, sinceramente parece-me muito melhor. Julgo que o material aqui apresentado, em termos de protecção térmica (embora não entenda nada de engenharia...), resulta muito melhor que o material apresentado no projecto inicial, protegendo muito mais o edificio dos nossos rigorosos invernos. Um outro aspecto que me parece importante, prende-se com o facto, de o material utilizado neste novo projecto, e no meu entender, estabelecer uma ligação de maior harmonia com o meio rural em que o edificio se encontra inserido.
    VAMOS TODOS CONTRIBUIR PARA ESTE PROJECTO CRESCER!

    ResponderEliminar

Festas de Vila Cova 2015