quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Foguetes em Mascozelo

E hoje houve foguetes em Mascozelo, (a propósito, ao que rezam os historiadores vamos ter que começar a escrever Mascozelo ou seja com” Z”, uma vez que ao que parece o nome advém do facto de existir muito pão na povoação mas como não havia moinho para moer o milho, nem forno para cozer o pão, as pessoas diziam que haver pão havia,” mas coze-lo” era o problema. E dai terá nascido o nome da povoação.

Mas dizia eu que hoje houve foguetes em Mascozelo, e houve foguetes porque depois de mais de três décadas de avanços e recuos foi hoje finalmente feita a primeira ligação de água potável em Mascozelo.

O dia 22 de Dezembro de 2010 ficará marcado no calendário da nossa freguesia como um dos mais importantes da sua história.

2 comentários:

  1. Fico contente por finalmente MascoZelo ter acesso a água potável e fico ainda mais contente por finalmente saber ao certo como se escreve o nome deste lugar. Eu também conhecia essa história do "mas cozê-lo" só que não tinha a certeza se era realmente a origem do nome.

    Parabéns MascoZelo!

    ResponderEliminar
  2. Maria Aparecida Dias27 de abril de 2012 às 14:10

    Eu não conheço Mascozelo, mas a família de meu pai é de lá. Vieram para o Brasil por volta de 1919/1920 - meu pai na época teria 8 anos. Tenho muita vontade de passear aí. Já estive bem perto, em Vila Real.

    ResponderEliminar

Festas de Vila Cova 2015