sexta-feira, 31 de julho de 2009

Procissão em honra do Santo Padroeiro S. Tiago





Nem tudo se perde neste mundo louco que muda num pestanejar e em Vila Cova, lá se vai mantendo uma das tradições mais queridas das gentes da terra: a procissão em honra do santo seu padroeiro S. Tiago.

Consta que, estando Vila Cova situada na rota do caminho de S. Tiago, nada mais natural que tivesse adoptado o dito para seu padroeiro, a exemplo de outras terras por onde essa rota passava. Desde então até aos nossos dias e de uma forma mais ou menos intermitente, a freguesia de S. Thiago de Vila Cova tem honrado o compromisso assumido de que é exemplo a piedosa procissão que mais uma vez percorreu as principais ruas da terra, este ano abrilhantada pela presença das crianças que renovaram os seus votos cristãos.
(Por Óscar Gouvinhas de Carvalho)

4 comentários:

  1. Bem hajam gentes de Vila Cova por manter a chama viva da festa de S. Tiago, seja ele menor ou maior, guerreiro ou pescador.

    Os altares campestres estavam admiraveis.

    Décadas passadas a procissão de S. Tiago foi bastante concorrida, engalanada, colorida e magestosa.

    É preciso dar continuidade aos usos e costumes.

    Bem hajam gentes de Vila Cova....

    ResponderEliminar
  2. Estou radiante, não só em saber que a festa de S. Tiago em Vila Cova não acabou, como também em reconhecer algumas caras..., embora poucas.
    Vejo que o presbítero e alguns do pálio mudaram.
    Um abraço para todos os de Vila Cova/Mascozelo

    ResponderEliminar
  3. ola pessoal estou muinto feliz por tudo aqilo que se tem feito e espero que qem ganhar as ileicoes seja ele quem for que ajude a fazer melhor.um abraco para vos todos de antonio rocha luxembourg

    ResponderEliminar

Festas de Vila Cova 2015